José Porvinho é aquele lado de mim, que também pode estar dentro de cada um de vós(nós)...


A Arte pela Escrita

A Arte pela Escrita, colectânea de vários autores , foi apresentada no dia 04 de Outubro, pelas 14h.30, no Clube Literário do Porto, a qual conta também com a participação de José Porvinho.

ESPERTEZA

Eu, em cima dos meus quarenta e tal de experiência adquirida, estava ciente que ao cortar os ramos inferiores daquela jovem nogueira, as cabras já não lhe chegariam à copa e há que tirar a rede já meia esgaçada que ainda a protegia.Assim, achei (esperto!!!) que já podia voltar a pôr as cabras para dentro; isto apesar de saber que ali, era a tentação nº1 delas e daí o actual estado – miserável – com que se encontrava aquela rede e as pontas dos ramos entretanto cortados. Contudo e na minha esperteza saloia do momento, avaliei mais uma vez o risco e num último retoque, lá fui cortar mais uma andada de ramos; concluindo a seguir, que agora era garantido: a nogueira estaria segura e a salvo. Livre de qualquer perigo. E foi assim - a cabra maior foi logo direitinha à nogueira, caminhou tranquilamente sobre o seu tronco, dobrando-a debaixo de si e na maior, atingiu toda aquela aliciante paparoca. Podia ter salvo a nogueira, mas rendi-me à esperteza da cabra e deixei-as descansadamente apreciar tamanho manjar. Simples e delicioso e até à última folha!Que ignorante a minha esperteza a comparar com a delas. Nomeadamente, por não ter em conta toda a máxima experiência acumulada e durante milhões de anos, de quem à falta de mãos, especializou outros argumentos!Bem vistas as coisas, a nogueira ali também não estava bem e assim, foi menos uma preocupação para mim e menos uma dor de cabeça para elas!Eis a prova provada, em como não devemos fazer juízos precipitados, nem julgar nnuuuunca os conhecimentos dos outros! E muito menos, desvalorizá-los. E nunca subestimem ninguém... nem uma qualquer cabra!



Apoio : EscritArtes

0 comentários: